quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prisioneiros de Cristo: A Vocação Pastoral

Sentia-me compelido ao ministério cristão por duas questões sobrepostas e profundas.
De um lado, estava convencido de que o evangelho era o poder de Deus; e, de outro, sentia uma profunda preocupação pelas pessoas, para que conhecessem essa verdade transformadora.
Eu entendo esse fogo inescapável que vive em meu coração e se estabelece em meus ossos. Minha vocação, esse controle de minha alma, é o poder sustentador de meu ministério pastoral. O único motivo pelo qual permaneço no ministério é o chamado de Deus que controla a minha alma e não me deixa ir.
O ministério pastoral quer seja no primeiro quer no vigésimo primeiro século, exige de nós, que fomos capturados por Cristo para liderar o povo de Deus, que subamos ao altar como meio de vida. É um chamado para todo o povo de Deus, mas apenas experimentado pelos líderes cristãos, especialmente os pastores. Nosso ministério, como do apostolo Paulo é especialmente sacrificial e doloroso. Como muitos pastores, minha vocação para o ministério incluía uma ardente convicção de que o Evangelho é a resposta para as necessidades de todos os pecadores. Eu acho que a intensidade dessa convicção é, de fato, minha vocação para o pastorado. Aqui está a ironia de Deus: ser prisioneiro de Cristo é tornar-se verdadeiramente livre. Participar da marcha da morte de Jesus é, de fato, participar da própria vida divina.

Ouvi um pastor dizer certa vez que todos os servos de Deus têm uma “experiência no deserto”, como Moisés e os filhos de Israel. Em qualquer caso, lidar com corações humanos, inclusive o próprio, é difícil. Mas, quanto mais profunda a luta, mais doce à vitória. Somos prisioneiros de Cristo, o Senhor da vida e de sua Igreja. Marchamos em seu desfile, e sabemos para onde Ele vai. E de vez em quando, temos um vislumbre por cima do ombro e vemos companheiros prisioneiros que também nos sequem na marcha da vitória. Então, vale a pena.


Jesus disse aos seus discipulos: Sem mim, nada podeis fazer.

(Teólogo e Pr. Sávio P. Carvalho)

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, é preciso colocar o devido crédito quando se posta algum texto que não escrevemos. O texto publicado em seu blog é de David Fisher, do livro "O Pastor do Século XXI", pp.130 ss.

jb disse...

Me alegro bastante em ver a palavra de Deus sendo pregada.

jb disse...

O Senhor nos escolheu, e somos mais que vecedores.
A paz do Senhor!
wwwmyespaco´brasil.blogspot.com/