terça-feira, 21 de abril de 2009

Comunhão

Sl. 133.1-3

A palavra comunhão, segundo o dicionário significa “Ato ou efeito de comungar”, e “comungar” significa Tomar a comunhão.
Pertencer a grupo que tem as mesmas idéias.
Tomar parte e comunicar-se.
Quando nós recebemos o Senhor Jesus como o nosso Senhor e Salvador, e começamos a freqüentar uma Igreja, nós não estamos somente compartilhando momentos com outras pessoas, mas nós nos tornamos membros que formam um só corpo.
E que corpo é esse?
Em Cl 1.18, nos é mostrado que a Igreja do Senhor Jesus é o seu corpo, e que Ele é a cabeça desse corpo. Outro versículo que menciona isso, está em Ef. 1.22-23.
Como um corpo é formado por diversos membros ( olhos, ouvidos, pernas, braços, etc), assim também é a Igreja do Senhor Jesus, um corpo formado por diversos membros.
E quem são esses membros?
Somos nós.
No capítulo 12 de 1Co nos é mostrado a importância da unidade, de uma união entre os membros que compõe o Corpo de Cristo, a união entre os irmãos.
O corpo humano é formado por diversos membros, e cada membro desempenha uma função específica, cada membro desempenha uma função diferente e importantíssima nesse corpo. ( 1Co 12. 12-14)
Ex.: Se o coração parar de bater, o sangue para de circular pelo nosso corpo, e assim o corpo morre.
Em 1Co12.15-18 apresenta-se a importância de tomarmos consciência de que não podemos querer tomar o lugar de ninguém, e sim, desenvolvermos da melhor forma possível o que Deus nos encarregou de fazer na sua obra, ou no “Corpo” , segundo a sua vontade.
Por esse motivo, a unidade entre cada um de nós é importante, mas infelizmente o que nós estamos acompanhando, nos tempos atuais nas Igrejas, é um excesso de egoísmo, as pessoas só estão se preocupando com elas mesmas, estão muitas vezes buscando somente para elas, querendo para elas, e se esquecendo da pessoa que está do seu lado.
E é nesse ponto que as pessoas estão negligenciando uma das coisas mais importantes que Jesus Cristo nos orientou que á o amor pelo nosso próximo, e estarmos servindo ao Senhor, também com a convivência com os nossos irmãos, podendo trocar experiências que adquirimos com o nosso Senhor, e além de Senhor, também nosso Pai. ( 1Co 12.25-29)
Deus deu uma responsabilidade diferente a cada uma das pessoas (membros) que compõe a Igreja (que é o corpo),e em (1Co 12.25-27), Ele mostra que mesmo não desempenhando a mesma função, o meu irmão também é membro desse corpo (Igreja), é uma pessoa importante, um membro essencial para o desenvolvimento do mesmo, e nos orienta em sua Palavra que devemos estar com o mesmo propósito, e com o mesmo pensamento.
Como nós fazemos parte desse corpo, somos membros que compõe o corpo de Cristo, nós devemos estar andando em comunhão, termos o mesmo objetivo, a mesma direção, o propósito de estarmos trabalhando, lado a lado com o meu irmão para o desenvolvimento do corpo.
Imaginem se as nossas pernas se revoltassem e parassem de se movimentar.
Ou se o nosso olho não quisesse mais exercer a sua função, e parasse de enxergar?
Assim somos nós, quando entramos na Igreja, nós não estamos só indo ou freqüentando uma Igreja, ou um clube social, mas agora fazemos parte de um corpo, ao qual a cabeça é Cristo, e nós temos a obrigação de andarmos em união com o nosso irmão.
Em 1Co 12.26, nos é ensinado uma coisa muito importante, e nós temos que está colocando em prática a cada dia.
Se nós vermos um irmão nosso sofrendo, passando por problemas, nós temos a obrigação de ajudar, dar apoio, procurar saber o que se passa com esse irmão, pois ele é um membro do corpo, e se nós não agirmos com o intuito de ajudar um membro do corpo de Cristo, nós também sentiremos, pois fazemos parte do mesmo.
Em 1Jo 3.16-18 está uns dos versículos mais lindos na Palavra de Deus, e que nós temos que orar para por isso em prática em nossas vidas.
Que nós, a partir de hoje, venhamos procurar saber como está o irmãozinho que está no nosso lado, procurar saber o nome dele, idade , etc.
E por a nossa união em pratica, ajudando o meu irmão quando ele estiver precisando, e orando por ele todos os dias.

Teólogo João Daniel

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, que benção, belo texto, o blog ta ficando muito bom!!!

Um abraço e fique com DEUS!!

Bruno e Brenda